Autonomia e vaidade

Meu psicólogo me pediu para confrontar as barreiras da rotina com determinação.

Eu expliquei que tinha dificuldade para pensar no futuro, e que nenhum sofrimento parecia importar tanto assim, porque nada dura.

Ele me informou que essa filosofia vem da minha criação. Estou em uma área de conforto, onde meus pais resolvem tudo. Se eu fosse criado diferente, ou estivesse por mim mesmo, não teria essa forma de pensar. 

Criações diferentes, assim como situações diferentes, geram diferentes filosofias de vida, assim como diferentes problemas. Ele não está errado.

Acho, inclusive, que sou muito vaidoso, pois gosto de pensar que inteligência emocional é um mérito meu. Mas, ele fez parecer menos inteligência emocional e mais circunstancial, com alto valor negativo. Por isso incomodou.

Também falou que sou tratado como criança, mas também me coloco nessa posição, quando me mantenho sem autonomia.

Pareceu uma cobrança... e eu sinto que não sou capaz. Já tentei.. sempre esbarro em uma parede invisível, bem no meio do trajeto. Pelo que entendi, preciso superar com determinação.

Ele também me teceu muitos elogios. É um bom profissional. 👍


Minha filosofia de vida tem relação com o que disse? 

— Acho que foi superficial. Eu já experimentei dores fortes, crises infernais e traumas complexos. Nada disso meus pais solucionaram para mim. Não resulta da superproteção, ou intervenção deles, pois eu mesmo sofria em silêncio. Essa filosofia, parece um meio criado para lidar justamente com o tipo de sofrimento sem solução, com a ansiedade e o medo do futuro. Foi pratica... kkkk e parece um tiquinho antinatural. 

Mas concordo, o fato de ter um suporte, segurança (+ ou -) e ter quem faça as coisas por mim, gerou comodismo. Assim como também minou meu senso de autonomia e independência!!! Mas não gerou essa filosofia.


E realmente, me incomodou porque sou vaidoso demais. Mexeu com minha autoimagem. Diminuiu uma das minhas conquistas. Mas tudo bem, foi provavelmente um erro de comunicação. E se não for, é oportunidade para eu aprender com opiniões incisivas.


Sobre meus pais me infantilizarem, também é verdade. Mas o sou em todos os lugares por toda gente. 

Eu me infantilizo ao não ter autonomia e independência, mesmo possuindo potencial? 

— Só se eu optar ativamente e trabalhar a favor desse estado de inércia. Mas estou buscando ajuda, largando costumes prejudiciais e me esforçando. 🥲 Ainda assim, posso fazer melhor.


Uma última reflexão:

Essa criação poderia impactar na minha dificuldade para pensar no futuro? Se não for isso, o que poderia ser?

Pode ter tirado minha autonomia e independência. Mas não me impediria de sofrer por antecipação do futuro, bem pelo contrário. Porque o futuro reserva muito sofrimento para um adulto disfuncional. O normal é sentir desespero. 🥲 E ok, as vezes sinto. O que me conforta é que um dia vou morrer e nada dura.

Não pretendo desistir! Mas não me parece impossível que tudo de errado no final. E isso me conforta.

Eu não sei se sou capaz, até que precise ser.


Comments

Popular posts from this blog

Entre a Genuinidade e o Algoritmo

O Espelho da Validação

Experiência com Maria Padilha e Zé Pilintra